Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

HVD (Holographic Versatile Disc) - 3,9 TB num disco!!

2 participantes

 :: Lazer :: TECNOLOGIA

Ir para baixo

HVD (Holographic Versatile Disc) - 3,9 TB num disco!! Empty HVD (Holographic Versatile Disc) - 3,9 TB num disco!!

Mensagem por TX Dom 24 Fev 2008, 3:49 pm

HVD (Holographic Versatile Disc) - 3,9 TB num disco!! Hvddisc

Holographic Versatile Disc ou HVD é a próxima tecnologia de discos ópticos, que promete suceder o Blu-ray e o HD-DVD. As vantagens deste disco é a sua capacidade, incriveis 3.9 TBs , que podem ser lidos a uma velocidade de 1 Gbps. O disco é composto por duas camadas, que são acedidas através de dois lasers, um verde-azulado (532 nm) e outro vermelho (650 nm). A primeira camada, a acedida pelo laser verde, contêm a informação propriamente dita, já a segunda camada contém um índice dos ficheiros (ou dos seus segmentos) e a sua posição na camada de dados, o que permite poupar espaço e têm um ganho bastante significativo na velocidade de leitura.

Ultimamente, referente ao HD DVD, Blu-ray, DVD, e ao CD, andamos tentando compactar memória com lasers menores, linhas de leitura em verticais, e também com camadas e duplas-faces. A vantagem da Tecnologia Holográfica, é que ao contrário da mídias citadas anteriormente, que marcam cada ponto como um bit, é que ela pode marcar vários bits no mesmo ponto, através de "queima por ângulos".

Quando se grava um CD, por exemplo, nós "imprimimos" os dados na superfície do produto, como se fossem "marcas de fogo". Por outro lado, quando se grava em uma mídia holográfica, como o HVD, o laser lança uma "luz", um holograma, a mídia "fotografa" o holograma, registrando a informação. E já que a holografia é uma forma de se registrar ou apresentar imagens em dimensões, significa que podemos marcar hologramas em uma mídia várias vezes no mesmo ponto. E já que a longitude dos laseres são bem menores que os das mídias de hoje em dia, podemos associar essa tecnologia com mídias holográficas em várias camadas, como 6, 12 camadas.

Acredita-se que as mídias do futuro serão investidas somente na tecnologia holográfica, com hologramas menores, mais pontos e camadas, e "espaçamento" entre os pontos. Isso poderá ser aplicado não só em mídias portateis, mas em Discos rígidos, por exemplo.

fonte: wikipedia
TX
TX
Administrador

Número de Mensagens : 783
Idade : 39
Local : Porto
Humor : waaaht!
Data de inscrição : 20/10/2007

https://ouisso.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

HVD (Holographic Versatile Disc) - 3,9 TB num disco!! Empty Re: HVD (Holographic Versatile Disc) - 3,9 TB num disco!!

Mensagem por Fonseca Dom 24 Fev 2008, 4:24 pm

brutal meu, absolutamente brutal. 3.9 teras???? uau! mas pra quando é isso? eu já achava blu-ray uma invenção do caneco, agora isto.....
Fonseca
Fonseca
VIP

Número de Mensagens : 390
Idade : 39
Local : Porto
Humor : na mó de cima
Data de inscrição : 23/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

HVD (Holographic Versatile Disc) - 3,9 TB num disco!! Empty Re: HVD (Holographic Versatile Disc) - 3,9 TB num disco!!

Mensagem por TX Dom 24 Fev 2008, 4:26 pm

Não sei para quando... Eu fiquei tipo OMFG!! Terabytes num disco?? Pensei: deve ser do tamanho da lua ou vénus...

É, realmente brutal!
TX
TX
Administrador

Número de Mensagens : 783
Idade : 39
Local : Porto
Humor : waaaht!
Data de inscrição : 20/10/2007

https://ouisso.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

HVD (Holographic Versatile Disc) - 3,9 TB num disco!! Empty Re: HVD (Holographic Versatile Disc) - 3,9 TB num disco!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 :: Lazer :: TECNOLOGIA

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos